abr 032016
 

Com a evolução tecnológica vários acontecimentos ocorrem de forma mais veloz que anos atrás. Um deles é a comunicação.

Comunicando-se por meio da internet é possível resolver diversos assuntos do dia-a-dia, tanto pessoais quanto profissionais ou sociais.

Mas quando se trata de algo determinante em seu futuro profissional como o envio de um currículo por e-mail, surge a insegurança: Devo ou não devo?

É impossível responder com uma verdade absoluta. Cada situação merece respostas e cuidados diferentes. Por exemplo:

Suponhamos que uma empresa divulgue uma vaga e solicite que o currículo seja encaminhado por e-mail, neste caso não há dúvida, é o que deve ser feito.

Se você ficou sabendo da vaga através de um empregado que lhe forneceu um endereço de e-mail para envio do currículo, cabe apurar se o destinatário autorizou a divulgação de seu e-mail, caso contrário, a melhor opção seria enviar um e-mail preliminar solicitando informações sobre o processo seletivo.

Mas, se soube da vaga por meio de conversas sociais e pesquisou o endereço de e-mail do departamento de recursos humanos ou qualquer outro endereço de e-mail da empresa, não adianta, será perda de energia, pois a possibilidade do e-mail ser lido é menor do que se fosse enviado para o responsável pelo recrutamento. Neste caso, o melhor caminho é verificar se empresa dispõe de uma página na internet para cadastro de seu currículo.

Independente da situação valem algumas dicas importantes:

  • Ao enviar o currículo por e-mail, é recomendado anexar um arquivo no formato PDF, disponível nos aplicativos editores de texto, basta escolher a opção “tipo: PDF” quando for salvar seu arquivo. Isso garante que a estética do currículo não seja alterada quando for visualizado em qualquer computador.
  • Faça uma breve redação profissional (um ou dois parágrafos) no corpo do texto do e-mail.
  • Se você recebeu indicação de algum profissional bem posicionado na empresa, destaque-o (mas antes peça autorização para isso).

Se a sua dúvida começa na preparação do currículo, leia o post “Dicas para elaborar um bom currículo” e boa sorte!