mar 062016
 

A imagem da empresa deve ser pensada de forma que seja rápida e facilmente gravada na memória dos clientes.

Para isso, um recurso bastante interessante é o logotipo ou logomarca.

Entre diversas discussões na área de marketing podemos resumir a definição destas duas palavras assim:

• Logotipo: símbolo que representa a empresa.

Exemplo: logotipo da empresa Carrefour   exemplo de logotipo

• Logomarca: símbolo e informação que representa a empresa.

Exemplo: logomarca da empresa Carrefour   exemplo de logomarca

O logotipo ou logomarca devem traduzir o negócio da sua empresa em traços, palavras, cores, etc. Se você não tem ideia de como cria-lo vale a pena contratar o serviço de um profissional de publicidade.

A marca é considerada registrada por uma empresa após a aprovação pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Para isso, uma pessoa jurídica ou uma pessoa física pode solicitar o registro de sua marca pelo órgão seguindo as etapas:

1. Pesquisa no site para verificar se o logotipo ou logomarca já foram registrados por outra parte (empresa ou pessoa física);
2. Preencher o formulário e enviar a documentação solicitando o registro;
3. Pagar a taxa (que varia de acordo com o pedido);
4. Acompanhar o processo via internet.

Tudo isso pode ser realizado por qualquer pessoa no site do INPI, onde é possível encontrar todas as orientações, informações sobre taxas e composição do pedido.

No entanto, após efetuar a 3ª etapa você receberá boletos de várias empresas oportunistas que solicitam o pagamento deste e oferecem em troca o “acompanhamento do processo”.

Isso acontece porque muitas pessoas acabam perdendo o registro da marca ao deixar de fazer a consulta mensal via internet para acompanhar o processo e por isso não cumprem exigências publicadas ao logo do andamento do processo que pode demorar anos.

Embora o registro no INPI seja demorado, a data de entrada do pedido já lhe serve de documento para impedir que outra empresa tente usar a mesma logomarca ou logotipo.

Mais detalhes sobre os procedimentos você pode encontrar no Guia básico de marca.