fev 142016
 

Muitas pessoas desejam ter o próprio negócio, ser o próprio patrão, mas infelizmente esses pensamentos são associados de forma errada ao desejo de independência, liberdade, altos ganhos e outros sonhos.

Para ter o próprio negócio em primeiro lugar é preciso ser empreendedor. Trata-se de habilidades para idealizar, desenvolver, pôr em prática e gerenciar suas ideias e resultados. Isso requer comprometimento, dedicação, empenho e um bom nível de relacionamento interpessoal.

Grandes empreendedores passam anos sem tirar férias. Envolvem-se tanto com seu trabalho e quando atingem os resultados desejados sentem uma realização pessoal que gera energia para prorrogar a jornada de muitas horas de dedicação por dia.

Organização e preparo são requisitos fundamentais, o mercado é cruel com quem não os tem, por isso, cursos de qualificação e apoio de profissionais especializados são sempre bem-vindos.
São exemplos conhecidos de empreendedores de sucesso:

• Senor Abravanel: protagonista de Silvio Santos, de camelô a empresário da 2ª emissora de TV aberta mais conhecida no Brasil. Não superou a 1ª emissora, mas sempre se manteve bem no mercado.

• Maria da Graça Meneghel: protagonista de Xuxa. Depois de anos de sucesso, mudou oficialmente seu nome de registro para Maria da Graça Xuxa Meneghel. Grande ascensão na carreira de modelo à “rainha dos baixinhos” (apresentadora de programa infantil) até o momento de declínio marcado pela decisão da protagonista por o pé no freio da Xuxa para ser mãe.

• Ayrton Senna da Silva: piloto número 1 do Brasil. E assim faleceu, em plena pista de corrida em busca de resultado para continuar com o título.

• Elvis Aaron Presley: músico e ator americano Elvis Presley. Entre as várias polêmicas sobre sua morte destaca-se a rotina intensa de shows que exigia medicações para dormir e acordar em horários pré-determinados por sua agenda de compromissos. Uma pesquisa realizada em 2009, revelou que mesmo trinta e oito anos após sua morte, Elvis Presley ainda estava entre os artistas com maior número de “hits” nas paradas mundiais, recordista em vendas de discos, com 1 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo.

Algumas pessoas são empreendedoras desde quando nascem. Outras desenvolvem o empreendedorismo por necessidade. Seja qual for a origem do seu empreendedorismo é importante saber como identificar uma oportunidade no mercado. Esse será nosso próximo post.