fev 172016
 

Motivar-se para empreender é importante. Uma forma é buscar inspiração em histórias reais, mas um pouco de ficção também vale desde que você saiba identificar o que serve para sua realidade e seu negócio. Aqui vai uma dica de filme que mostra situações interessantes de um novato empreendedor.

Filme: Na Roda da Fortuna

Sinopse: Uma história fictícia que se passa no final do ano de 1958, quando o presidente das Indústrias Hudscuker se suicida e o comitê de diretoria arquiteta um plano para não entrarem novos sócios no grupo (entregar a empresa a qualquer idiota) provocando a queda do valor das ações. Em seguida os próprios diretores comprariam as ações a “preço de banana” e reassumiriam o comando da empresa. Escolhem como presidente um funcionário novato, recém-formado em Administração em uma universidade do interior. Mas uma inesperada invenção dá outro rumo à história.

O que observar:

  • As várias situações empresariais negativas e positivas relacionadas à burocracia, liderança, poder, cultura e clima organizacional, e funções táticas e operacionais (pesquisa/desenvolvimento, marketing, produção, finanças, contabilidade e controladoria).
  • A forma como jovem apresenta sua ideia ao carteiro, à jornalista e aos diretores com simplicidade e ingenuidade.
  • O processo operacional desde o momento que o produto sai do papel até sua chegada ao mercado.
  • A forma como o produto é disponibilizado no mercado e o ápice acidental de vendas.
  • A necessidade de inovação constante.
  • A ideia apresentada pelo ascensorista e como foi desprezada.

O filme também inclui romance e comédia que ajudam você a descontrair enquanto capta as situações para estudar e refletir sobre ideias para empreender e sobre o funcionamento do mercado.

Ficha técnica:

Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Ethan Coen (roteiro), Joel Coen (roteiro), Sam Raimi (roteiro)
Gênero: Comédia/Fantasia/Romance
Origem: Estados Unidos
Duração: 111 minutos
Tipo: Longa-metragem