jan 202016
 

Depois do ENEM você tem chances de fazer um curso gratuito através do SISU ou PROUNI, mas se não der certo ainda pode correr para conseguir o FIES.  Veja as informações sobre cada um desses recursos:

ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova individual com questões de múltipla escolha e uma redação, realizada pelo governo federal anualmente. Serve para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio. Várias universidades utilizam a nota do Enem na soma final de pontos de seus vestibulares.

É importante não deixar de fazer a redação, pois depois o ENEM é pré-requisito para se inscrever no PROUNI e no SISU.

PROUNI

O ProUni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas integrais e parciais em instituições particulares. O candidato deve ter nota mínima de 45 pontos no ENEM, renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

SISU

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como universidades estaduais e federais e Institutos federais que já aderiram ao SISU como processo seletivo. Você se inscreve e o sistema classifica os inscritos e seleciona os melhores classificados até preencher as vagas do curso.

FIES

O FIES (Programa de Financiamento Estudantil), é destinado a financiar, por meio da Caixa Econômica Federal, a graduação no ensino superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições privadas.

Mais detalhes sobre cada oportunidade você pode buscar no site do Ministério da Educação.

Agora mãos à obra e Boa Sorte!