dez 122015
 

É tradição brasileira, as empresas preparam festas de final de ano com objetivo de promover a integração e confraternização entre seus colaboradores e profissionais. Mas é bom lembrar que esse momento faz parte da sua vida profissional e pode trazer resultados positivos ou negativos para sua carreira.

Geralmente é um momento onde se reúnem pessoas que trabalharam o ano inteiro no mesmo local, mas têm pouco tempo para conversar e se conhecerem.

Apesar disso, mesmo sendo um momento de descontração, tanto os funcionários quanto os gestores devem saber que algumas posturas são importantes e devem ser mantidas.

Em uma festa de confraternização é comum as pessoas ficarem mais soltas, mas não esqueça que você pode estar sendo observado (tanto por  seus líderes quanto por seus colaboradores) e determinadas ações podem comprometer sua imagem profissional.

Preste atenção nos seguintes itens:

  • Cuidado com relação às brincadeiras que podem constranger a outra pessoa;
  • Se for dialogar com um superior com quem não tem contato diário, não é o momento de ser inconveniente e ficar falando só de trabalho;
  • Só leve acompanhantes se for permitido;
  • Use roupa adequada para o tipo de evento, mantendo a discrição. Para eventos em sítios ou lugares abertos, as mulheres devem evitar shorts, vestidos curtos, decotes exagerados, peças transparentes e os homens devem evitar regatas muito cavadas.
  • Se você é  líder, lembre-se que tem seus seguidores e este é o maior motivo para que você se comporte de maneira contida e cordial, afinal a melhor liderança é a que se conquista pela consideração, pelo respeito  e pela admiração.
  • A informalidade é permitida pela pessoa com quem você está interagindo, preste atenção aos sinais do outro para saber o grau de formalidade que você deve usar.
  • Bebidas alcóolicas devem ser socialmente contidas. Você sabe se pode beber e o quanto suporta sem se soltar demais. Respeite-se.
  • Se surgir paquera, não exagere na demonstração de afeto e ousadia. O interesse da outra pessoa pode não continuar depois da festa e você vai ficar com sua imagem prejudicada.
  • Não seja a última pessoa a deixar a festa, pode ser desagradável para os organizadores lhe comunicar que você precisa sair.

Os cuidados acima não são motivos para você não  ir mais na confraternização. Não esqueça que  não marcar presença pode lhe fazer perder a oportunidade de reforçar relacionamentos com colegas e de criar novos relacionamentos promissores para sua evolução profissional.

Vá em frente e aproveite!